De Guillermo Vilas a Juan Martín del Potro, passando por Gabriela Sabatini, o tênis argentino colocou mais de uma dezena de atletas entre os 10 primeiros colocados da era profissional.

A popularidade do tênis, nos últimos anos, não só não diminuiu, mas aumentou significativamente. Principalmente depois das mais recentes conquistas da “La Torre de Tandil”, que contagiou muitos jovens (e também adultos) para iniciar ou retomar a prática deste esporte.

E isso pode ser vislumbrado todo fim de semana, com campos cheios de jogadores de diferentes níveis.

Em grande medida, isso responde também ao “DNA” dos argentinos: uma pesquisa recente da consultoria GfK revelou que o país está entre os 5 primeiros globalmente entre as nações que mais realizam atividade física.

E enquanto futebol, basquete, hóquei e rúgbi estão entre as atividades mais populares, o tênis também ocupa um lugar importante.

Confira o site da Bola de Tenis Delivery – Site especializado na venda de produto para tenistas.

Benefícios concretos

O importante é que, antes de iniciar esta como qualquer outra actividade física, é imprescindível ter o aval do médico e efectuar os respectivos check-ups.

Uma vez obtido o “ok”, o segundo passo é encontrar um bom treinador. Acontece que este, como outros esportes, tem suas peculiaridades. E sem nenhum tipo de guia é muito difícil começar a praticar.

Por ser uma disciplina que exige um alto nível de precisão, alcançar o progresso e aperfeiçoar o estilo de jogo exigirá horas de prática.

Sobre os benefícios desta modalidade, Julián Mentana, professor de tênis, garante que “estão muito bem especificados. Um estudo recente da
Universidade de Oxford, por exemplo, determinou que a prática regular reduz o risco de morte por problemas cardiovasculares em 56% ”.

“Além disso, é uma atividade que exige o uso de quase todos os músculos do corpo, exige muita coordenação de movimentos e, além disso, exercita o cérebro, porque para brincar é preciso estar concentrado o tempo todo. Isso ajuda a diminuir os níveis de estresse ”, planta o especialista, que comenta que, para se obter esses benefícios,“ a prática deve ser acompanhada por um bom professor, não só para se conseguir a técnica correta, mas também para evitar o risco de lesões ”.

Existe uma frequência ideal para quem está começando? Mentana, que também é co-organizador dos exitosos torneios do Circuito BATennis, afirma que se a pessoa está em boas condições físicas, “pelo menos uma hora deve ser praticada uma vez por semana. Então, quanto mais vezes você puder, melhor será o polimento da técnica. ”

Quanto aos prazos estimados para conseguir começar a bater a bola com consistência e começar a jogar, o especialista destaca que “tudo depende de cada um. Nem todos aprendem ao mesmo tempo e nem todos têm a mesma coordenação. Conheço casos de pessoas que em um mês conseguiram entrar no ritmo. Outros, por outro lado, podem exigir muito mais tempo ”.

“Na largada também usamos bolas de baixa pressão, que permitem acertar com mais facilidade. Isso permite que o aluno dê os primeiros socos na primeira aula e se motive no dia a dia ”, esclarece Mentana.

Equipamento

Quanto ao “hardware”, o especialista recomenda começar com uma raquete “intermediária”, tanto em peso, como em equilíbrio e tipo de fio.
“Um muito leve não vai ajudar no começo, mas um muito pesado pode aumentar o risco de lesões. Por isso sugiro sempre comprar um entre 290 e 300 gramas, com saldo intermediário. Ou seja, que o equilíbrio não vai muito para o aro nem para a pega, porque isso muda consideravelmente o controle e a potência que exige ”, detalha.

Em relação ao amarramento, Mentana destaca que “é fundamental, porque é como a palma da mão. O melhor, na hora de começar, é escolher um mais fino, para ter mais sensibilidade. Em relação à tensão, quanto mais apertado, mais força você tem que fazer, enquanto se for mais solto, ele quica mais a bola, mas fornece menos controle. É por isso que você tem que começar com um equilíbrio até encontrar o que precisa no decorrer das aulas ”.

Em relação ao calçado, Mentana destaca que “é um dos aspectos fundamentais: o tênis é feito para esse esporte. Não foram concebidos para correr, nem para futebol, nem para qualquer outra atividade. Eles estão preparados para suportar o peso para frente, na região dos metatarsos ”.

“Por isso sempre recomendo investir em um calçado de qualidade, não necessariamente o mais caro, mas de marca confiável, porque no longo prazo será um fator que ajudará na prevenção de lesões”, afirma.

Ligado a isso, Mentana alerta que um dos aspectos críticos deste, como de todo esporte, é o pré e pós alongamento.

“Tem que fazer parte da prática. E é preciso considerar que tem que ser total, não basta esticar apenas uma parte: tem que envolver pernas, costas, pescoço e braços, porque essa disciplina gera tensão ”, enfatiza.

No anterior, segundo o especialista, o ideal é alongar no máximo 10 segundos por músculo, para ativá-los. Sugere até um alongamento dinâmico, isto é, ao fazer uma corrida suave.

Por outro lado, no final da atividade, ele recomenda um alongamento estático, entre 30 e 40 segundos por zona, mas tomando cuidado para não exigir muito dos músculos, “porque o alongamento excessivo também é ruim e pode causar lesões . ”

Motivação, fator determinante

Mentana é categórico ao relacionar os três requisitos para jogar tênis: “É um esporte que exige, primeiro, paciência; segundo, paciência e terceiro, paciência ”.

“A paciência é treinada e praticada. E é importante, porque você tem que estar preparado para as frustrações e permanecer positivo. É uma realidade: em torneios, há mais chances de sofrer uma derrota do que de obter uma vitória, pois em um campeonato apenas um ganha e muitos jogadores participam. Por isso é importante estar preparado para não se frustrar ”, afirma.

“As pessoas em geral vêm correndo do trabalho, querendo descarregar, achando que isso é um esporte como correr, mas isso é diferente: aqui você joga com a raquete, com a bola e contra o adversário. São muitas variáveis ​​e isso vai fazer com que cada dia seja diferente, dependendo de como se está mental e fisicamente ”, esclarece.

Por isso, diz Mentana, “é muito importante que o professor tenha o papel de treinador: que incentive, que motive a melhorar e que apoie quando as coisas não dão certo, porque pode ser difícil no início. ”

Porém, o especialista esclarece que no final da estrada, depois de horas de treino, suor e esforço, o tênis oferece uma recompensa: “É um esporte que ensina a se concentrar, traçar metas e tolerar frustrações. E, o mais importante, ensina que, mesmo quando você perde e há coisas para melhorar, também haverá coisas positivas para resgatar. E, se você ganhar, vai mostrar que ainda tem muito que melhorar ”.