“Era a noite antes das finais, e por toda a casa …”

Não se preocupe, não estamos escrevendo um poema de paródia sobre a temporada de finais. Nós nos preocupamos muito com você para colocá-lo nessa situação! No entanto, antes de todos aqueles feriados divertidos de dezembro, infelizmente, muitos alunos serão desafiados a enfrentar a temida semana das finais. Não apenas a grande maioria das escolas de segundo grau e faculdades têm exames finais nas semanas que antecedem as férias, há também exames SAT e ACT.

Felizmente, os preparativos de seu filho para qualquer um desses exames começaram semanas atrás, mas, independentemente disso, a noite anterior a um evento estressante pode gerar muita ansiedade. Conforme o relógio avança e o teste se aproxima, a ansiedade aumenta e pode impactar bastante o desempenho do teste. Com tudo isso em mente, o que você e seu filho podem fazer na noite anterior a um grande exame para ajudar a controlar os nervos e estar o mais prontos possível para o teste?

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TENHA UMA BOA NOITE DE SONO

Provou-se que o sono é provavelmente o fator físico mais importante que afeta o desempenho do teste. Pesquisadores no Reino Unido testaram recentemente mais de 600 estudantes universitários do primeiro ano para tentar descobrir o quão impactante o sono pode ter no desempenho do teste. Eles descobriram que os alunos que dormiam mais se saíam melhor nos exames. A verdadeira surpresa era quanta diferença até mesmo uma hora poderia fazer. Os alunos que dormiram sete horas na noite anterior ao exame viram sua pontuação subir em média 1,7 pontos (em uma escala de 20) do que aqueles que dormiram seis horas. Esses pontos podem ser a diferença entre um B e um A- em um exame final.

Durante o sono, nosso corpo e nossas células cerebrais se recuperam e se preparam para o dia seguinte. Durante o processo de recarga, nossas células cerebrais realmente trabalham para consolidar novas informações. Em outras palavras, enquanto dormimos, nosso cérebro está, na verdade, solidificando as informações que recebemos ao longo do dia e até mesmo durante a semana. É por isso que os sonhos são tão frequentemente sobre o que aconteceu conosco naquele dia. Portanto, ter uma boa noite de sono não apenas ajudará seu filho a se manter energizado para o teste, mas também poderá reforçar e apoiar os estudos que eles fizeram.

DEFINIR UM ALARME

É muito importante ter uma boa noite de sono antes de um exame, mas essas horas extras devem vir à noite, não de manhã! Todo o estudo e preparação não importam muito se seu filho dorme durante o teste. Os testes padronizados geralmente começam mais cedo do que seu filho está acostumado a acordar no fim de semana. Defina um alarme que dê ao seu filho tempo suficiente para se levantar, se vestir e tomar um café da manhã saudável.

COMER SAUDÁVEL

Falando em café da manhã, seu filho deve fazer uma refeição saudável e farta na manhã anterior ao teste. Geralmente é algo com proteína, como ovos ou iogurte com frutas. A proteína fornece energia que permanece ao longo do dia e não nas curtas rajadas pelas quais os carboidratos e o açúcar são conhecidos. Além disso, certifique-se de que seu filho não coma demais, pois isso pode causar desconforto e cansaço no meio do exame.

Além do café da manhã, a refeição na noite anterior ao teste é igualmente importante. Existem alimentos que impactam positivamente (e negativamente) a função cerebral. Como afirmado acima, o funcionamento do cérebro na noite anterior ao teste é crucial para a obtenção dessas oito horas de sono reparador. Aqui estão alguns alimentos que são excelentes para fazer na noite anterior ao exame:

Peixe

O peixe é muito rico em proteínas ômega-3, que o corpo usa para se alimentar.

Frango grelhado

O frango é outro alimento rico em proteínas e grelhar evita a gordura e os carboidratos simples que o frango frito acumula.

Salada / vegetais frescos 

Frutas e vegetais são carboidratos complexos. Eles fornecem energia ao corpo, ao contrário dos carboidratos simples (alimentos açucarados, alimentos fritos), que requerem energia para se decompor.

NÃO ESTUDE EM EXCESSO

O instinto de dormir bem na noite anterior ao teste faz muito sentido e foi reforçado por décadas de mídia. Além disso, parece fazer sentido que, se o sono ajuda a reforçar as informações no cérebro, estudar logo antes de dormir daria ao cérebro mais informações para reforçar. No entanto, como aprendemos, está provado que isso é altamente prejudicial para o teste. Ter o cérebro altamente ativado logo antes de dormir não leva ao sono restaurador necessário para a noite anterior ao exame.

Existem outras razões biológicas pelas quais os estudos não funcionam. Quando tentamos absorver muitas informações em um curto espaço de tempo, nossos cérebros colocam essas informações em nosso armazenamento de memória de “curto prazo”. Esta é a parte do cérebro que se lembra, todos os dias, de detalhes sem importância. Esta não é a parte do cérebro que tem informações reforçadas pelo sono. Para colocar as informações necessárias em um armazenamento de “longo prazo”, é necessário tempo para o cérebro processá-las. É importante que seu filho arranje blocos de estudo sólidos nas semanas que antecedem o teste e deixe a última noite como um momento para descansar, relaxar e se preparar.