Se o seu objetivo ao se exercitar é perder peso e emagrecer, a resposta é mais fácil. É melhor não comer nada antes ou logo após o treino . Na verdade, esse é um dos principais erros que muitos iniciantes cometem nos primeiros meses de treinamento.

Se alguém com excesso de peso começa a praticar esportes para perder quilos, o objetivo deve ser esgotar os estoques de glicogênio e começar a queimar gordura. É por isso que se após o treino você toma bebidas isotônicas – que contêm açúcar – ou outros alimentos calóricos, muita eficácia é reduzida pelo trabalho feito na academia.

Só porque você não deve comer antes ou depois do treino não significa que você não deva comer . De fato, a má ingestão é outro dos principais problemas que muitas vezes são vistos ao tentar perder peso. Uma alimentação equilibrada deve ser seguida, completa e ajustada às necessidades de cada um

Por outro lado, a água é essencial para evitar a desidratação . Manter-se hidratado durante e após o exercício é muito importante para prevenir problemas de saúde que podem ser graves. Com fome? Confira marmitas fitness baratas para saber mais.

O que comer após o exercício para tonificar ou musculo

Para quem quer ganhar massa muscular ou tonificar, que não quer perder peso, a história é outra, pois suas necessidades nutricionais são diferentes. Neste caso, é necessário comer após o treino , mas não apenas comer qualquer coisa, mas sim optar por um conjunto de alimentos que nos ajudem a recuperar a força e melhorar a recuperação dos estoques de glicogênio. Isso é especialmente necessário para aquelas pessoas que praticam atividades esportivas mais de uma vez por dia.

Nesses casos, devemos ingerir carboidratos , pois na primeira sessão teremos esgotado as reservas que nosso corpo tinha. De qualquer forma, nem todos os carboidratos são igualmente eficazes, da mesma forma que nem todos os alimentos terão o mesmo efeito em nosso corpo.

Na próxima seção, explicaremos quais são os melhores alimentos para comer após o treino , os mais adequados para comer depois de praticar esportes.

O que comer depois da academia: melhores momentos

Banana

A banana é uma opção muito interessante para quem quer tonificar os músculos, pois combina diferentes tipos de carboidratos . A proporção de carboidratos da banana é maior do que a de outras frutas, e também é uma excelente opção antes e depois do exercício.

Ovo

Depois de ter feito exercício, não só é importante repor os hidratos de carbono que consumimos, como também devemos consumir proteínas. Para consumi-los, nada supera o ovo. Os ovos são produtos super versáteis, com teor calórico moderado, baratos e com alto aporte proteico de valor biológico .

Devemos ter em mente que a proteína é fundamental para a massa muscular e que, além disso, a perdemos com a idade. É por isso que a ingestão de proteínas é tão importante entre os atletas que desejam músculos, mas também para os idosos e, principalmente, para as mulheres. A proteína não é apenas essencial após o exercício, mas devemos incluí-la em todas as refeições.

Iogurte

Este é outro dos alimentos com grande quantidade de proteína , mas além disso, também nos fornece probióticos e cálcio. A melhor maneira de consumi-los é acompanhá-los com carboidratos, por exemplo, um pouco de aveia. Desta forma, obteremos uma alimentação perfeita para recuperar após o treino. Os iogurtes nos fornecem proteína animal, que nosso corpo assimila melhor do que a proteína vegetal, algo que acrescenta outro ponto para incluí-lo em nossa dieta pós-treino.

Mas nem todos os iogurtes são bons ou nos dão o mesmo. Os recomendados são os iogurtes sem adição de açúcares e integrais . Os açucarados têm uma quantidade muito elevada de açúcar, algo que devemos evitar, e os desnatados podem não nos satisfazer e acabar por nos fazer comer mais. A melhor opção é sempre o natural inteiro.

Leguminosas

As leguminosas nos fornecem carboidratos e proteínas, o que as torna um alimento completo para tomar após o exercício . Talvez o principal problema seja a maneira de comê-los, já que tradicionalmente fazem parte dos pratos de colher e não estamos acostumados a comê-los como lanche. Uma solução simples e muito eficaz que vem ganhando popularidade nos últimos anos é fazê-lo na forma de hummus, uma espécie de purê. Desta forma, podemos comê-los de forma confortável, eficaz e deliciosa. Um prato muito eficaz a nível nutricional que, além disso, é muito saciante e nos impedirá de comer produtos refinados.

Atum

O atum é outro dos alimentos ricos em proteínas perfeitos para comer após o treino. Além disso, se o combinarmos com arroz , também adicionaremos carboidratos à nossa ingestão. Uma coisa a ter em mente é que o atum é um dos peixes que pode ter níveis mais altos de mercúrio, então, como qualquer outro alimento, não é recomendado abusar dele.

Devo comer antes do treino?

Se seguirmos uma dieta saudável e equilibrada, com as doses diárias recomendadas e uma ingestão nutricional completa, não é necessário tomar nada especificamente antes do treino. Com 5 porções diárias, nunca vai demorar muito para a última refeição, então nosso corpo estará em perfeitas condições para atuar.

Mesmo nos treinos matinais, se tivermos feito um jantar nutritivo e nutricionalmente completo, podemos treinar com pouco ou nada do corpo. Obviamente, isso depende de cada pessoa . Há quem se sinta melhor comendo algo antes do treino e quem prefira não, então, no final das contas, as sensações de cada um devem ser as que prevalecem na hora de decidir se come ou não antes do treino.