O índice de massa corporal (IMC) é agora a medida de escolha para muitos médicos e pesquisadores que estudam a obesidade.

O IMC usa uma fórmula matemática que leva em consideração o peso e a altura de uma pessoa.

A medição do IMC, no entanto, apresenta alguns dos mesmos problemas que as tabelas de peso para altura.

Nem todos concordam com os pontos de corte para faixas de IMC “saudáveis” versus “não saudáveis”.

O IMC também não fornece informações sobre a porcentagem de gordura corporal de uma pessoa.

No entanto, como a tabela de peso para altura, o IMC é uma diretriz geral útil e um bom estimador da gordura corporal para a maioria dos adultos de 19 e 70 anos de idade.

No entanto, pode não ser uma medida precisa da gordura corporal para fisiculturistas, alguns atletas e mulheres grávidas .

O IMC é igual ao peso de uma pessoa em quilogramas dividido pela altura em metros ao quadrado (IMC = kg / m 2 ). Para calcular o IMC usando libras, divida o peso em libras pela altura em polegadas ao quadrado e multiplique o resultado por 703.

É importante entender o que significa “peso saudável“. O peso saudável é definido como um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 19 e inferior a 25 entre todas as pessoas com 20 anos de idade ou mais.

Geralmente, a obesidade é definida como um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30, que se aproxima de 30 libras de excesso de peso.

A Organização Mundial da Saúde usa um sistema de classificação usando o IMC para definir sobrepeso e obesidade.

  • Um IMC de 25 a 29,9 é definido como um ” pré-obeso “.
  • Um IMC de 30 a 34,99 é definido como ” obeso classe I “.
  • Um IMC de 35 a 39,99 é definido como ” obeso classe II “.
  • Um IMC igual ou superior a 40,00 é definido como ” obesidade classe III “.

Faz diferença onde está localizada a gordura corporal? (É pior ser uma “maçã” ou uma “pêra”?)

A preocupação é dirigida não apenas à quantidade de gordura que uma pessoa possui, mas também onde essa gordura está localizada no corpo. O padrão de distribuição da gordura corporal tende a diferir em homens e mulheres.

Em geral, as mulheres acumulam gordura nos quadris e nas nádegas, dando a suas figuras um formato de “pêra”.

Os homens, por outro lado, geralmente acumulam gordura ao redor da barriga, dando-lhes um formato mais de “maçã”. (Esta não é uma regra rígida e rápida; alguns homens têm formato de pêra e algumas mulheres têm formato de maçã, especialmente após a menopausa .)

Pessoas com formato de maçã, cuja gordura está concentrada principalmente no abdômen, têm maior probabilidade de desenvolver muitos dos problemas de saúde associados à obesidade.

Eles correm maior risco de saúde devido à distribuição de gordura. Embora a obesidade de qualquer tipo seja um risco à saúde, é melhor ser uma pêra do que uma maçã.

Para classificar os tipos de frutas, os médicos desenvolveram uma maneira simples de determinar se alguém é uma maçã ou uma pêra. A medida é chamada de proporção cintura-quadril. Para descobrir a proporção cintura-quadril de uma pessoa

  • meça a cintura no ponto mais estreito e, a seguir, meça os quadris no ponto mais largo;
  • divida a medida da cintura pela medida do quadril. Por exemplo, uma mulher com cintura de 35 polegadas e quadris de 46 polegadas teria uma proporção cintura-quadril de 0,76 (35 dividido por 46 = 0,76).

Mulheres com proporção cintura-quadril de mais de 0,8 e homens com proporção cintura-quadril de mais de 1,0 são “maçãs”.

Outra maneira aproximada de estimar a quantidade de gordura abdominal de uma pessoa é medir a circunferência da cintura.

Homens com circunferência da cintura de 40 polegadas ou mais e mulheres com circunferência da cintura de 35 polegadas ou mais são considerados como tendo maiores riscos à saúde relacionados à obesidade.

Ter um bom IMC afeta diretamente em sua dieta e saúde.

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