Não é nenhum segredo que o estresse pode prejudicar a saúde do coração. O estresse repentino aumenta o risco de ataque cardíaco em curto prazo; quando é prolongado, pode aumentar a pressão arterial e os níveis de colesterol – fatores de risco para doenças cardíacas e derrame.

O Dr. Norbert Schmitz, professor da Universidade McGill supervisiona um laboratório com foco em saúde mental e epidemiologia psiquiátrica (o estudo de transtornos mentais e comportamentais em populações).

Ele diz que o estresse é a resposta que você sente quando uma situação ou exigências tornam-se difíceis de lidar.

Quando o estresse é agudo – digamos que você esteja sendo perseguido por um urso – você experimenta uma cascata de hormônios que prepara seu corpo para uma resposta de luta ou fuga.

A frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam; você fica mais alerta e mais consciente do que está ao seu redor; você pode começar a suar.

Você não pode evitar todas as situações estressantes.

Dois lados do estresse

Essa resposta ao estresse ajuda a sobreviver, diz a Dra. Sonya Deschênes, pós-doutoranda no laboratório do Dr. Schmitz.

“Você é capaz de mobilizar energia e reagir de forma adequada em situações que podem ser perigosas.”

Depois que a ameaça passa, entretanto, seu corpo precisa retornar ao seu estado de equilíbrio. Com o tempo, conforme você passa por estresse agudo repetidamente, seu corpo não se recupera totalmente, diz o Dr. Deschênes.

O resultado pode ser estresse crônico, pois seu corpo permanece em um estado intensificado de funcionamento fisiológico. Dr. Schmitz diz que controlar o estresse é uma maneira importante de reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.

Você não pode evitar todas as situações estressantes, mas pode começar identificando os fatores que o estão estressando e encontrando maneiras de lidar com eles.

Dormir é a chave

O sono é um dos fatores mais importantes para determinar como o estresse o afeta.

“Ele recarrega e prepara você para lidar melhor com as situações”, diz o Dr. Deschênes.

Drs. Deschênes e Schmitz pesquisam atualmente a relação entre sono insatisfatório e saúde mental, e como isso influencia as doenças cardíacas.

“A falta de sono está ligada a condições como diabetes ou depressão”, diz o Dr. Schmitz. Ele também desempenha um papel na saúde do coração e do cérebro.

Dicas para ajudar a obter a quantidade certa de sono incluem definir um horário de sono, garantir que seu quarto esteja escuro e silencioso e encontrar maneiras de relaxar sua mente, como um ritual na hora de dormir ou meditação.

O poder do movimento

Praticar atividades físicas é uma das melhores maneiras de controlar os níveis de estresse. Os exercícios, mesmo na sala de estar, melhoram sua saúde mental e o cansam de maneira saudável, o que, por sua vez, pode melhorar sua capacidade de dormir e recarregar as baterias.

O Dr. Deschênes acha revigorante interromper o trabalho ocasionalmente para uma caminhada de 20 minutos. “Obter um pouco de sol e fazer exercícios realmente me ajuda a reorientar.”

Evite soluções rápidas

“Uma pessoa estressada pode tentar sobreviver fumando ou consumindo álcool”, diz o Dr. Schmitz. Beber pesado e beber em excesso pode aumentar o risco de hipertensão, doenças cardíacas e derrame; o mesmo se aplica ao fumo.

“Sabemos que esses são mecanismos que não são bons para nossa saúde”, acrescenta o Dr. Schmitz. “Apenas fique atento e tente gerenciá-los.”

Pense no que você come

Se o estresse normalmente o faz buscar chocolate ou batatas fritas, é mais provável que você se sinta pior do que melhor.

Além disso, comer demais pode levar a quilos extras, bem como ao aumento dos níveis de colesterol e da pressão arterial. Comer uma dieta saudável composta principalmente de alimentos integrais ou naturais como frutas e vegetais, grãos inteiros e proteínas irá promover o bem-estar físico e mental.

Uma boa dieta e saúde são peças chaves para a melhora de seu estresse.

Compartilhe seus sentimentos

Ligue para membros de sua rede de suporte. Embora possa parecer difícil se abrir sobre o que está estressando você, conversar com a família, amigos ou colegas de trabalho pode ajudá-lo a se sentir melhor. Você vai perceber que não está lidando sozinho.

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Até a próxima!