O pilates é um exercício que relaxa o corpo e a mente e promove a melhoria do equilíbrio e da coordenação através de uma série de movimentos que exigem concentração e força. A prática já é bem popular em estúdios e academias em todo o mundo.

Conforme o exercício foi ganhando adeptos, surgiram algumas variações como o power pilates – que aumenta a velocidade dos movimentos para queimar calorias e emagrecer. No entanto, é outra variação desta atividade que vem crescendo muito ultimamente: o hidropilates.

Como o próprio nome sugere, essa modalidade leva os movimentos tradicionais do pilates para dentro das piscinas de hidroginástica. Essa mistura facilita os movimentos por causa do ambiente mais estável, facilitando o exercício para quem tem dores e lesões, por exemplo.

Apesar disso, o hidropilates também pode ser praticado em um ritmo mais rápido, exigindo grande esforço físico para o deslocamento na água. Essa possibilidade de controlar a intensidade dos exercícios e do esforço é o grande diferencial do pilates na piscina.

Por causa dessas características, o hidropilates pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, e até mesmo por quem tem pequenas lesões musculares. Caso necessite de força para os musculos, pode-se fazer o uso de pulseiras de fir nipponflex.

Quanta água você precisa beber?

Você já deve ter ouvido afirmações sobre a necessidade de “ingerir 2 litros de água, ou mais, por dia” para ser saudável, mas será que essa informação é verdadeira? Afinal, quanta água você precisa beber diariamente?

Na verdade, não existe uma quantidade pré-definida de água para bebermos, esse valor vai variar de acordo com o organismo de cada pessoa o ambiente onde ela está. A temperatura do local, o tipo de atividade física desenvolvida, a idade, o tamanho e outras variáveis vão determinar quanta água seu corpo vai perder e quanta você vai precisar para repor diariamente.

Mas então, como saber o volume certo de água para o seu corpo? A resposta não está em nenhuma fórmula matemática, mas você não precisa se preocupar porque o seu corpo tem um mecanismo muito poderoso que diz exatamente quando você precisa repor os líquidos: a sede.

Exatamente, a sede é a maneira mais confiável de saber quando você precisa beber água, ela indica automaticamente a necessidade de repor líquidos. O organismo regula esse sistema de forma tão precisa e automática quanto o ato de respirar, por isso, não se preocupe em beber mais água do que seu corpo pede.

A recomendação de que você precisa beber 2 litros de água por dia não tem fundamento científico, o correto é confiar no seu corpo e tomar água sempre que sentir sede.