Os exames são parte integrante dos acadêmicos que avaliam o conhecimento do aluno em um curso de estudo. Estudos têm mostrado que os exames não são um processo eficaz para testar o conhecimento do aluno. Infelizmente, os exames ainda são utilizados como parâmetro para determinar a nota final do aluno.

A maioria dos alunos teme os períodos de exames, pois isso aumenta o estresse e a ansiedade neles. Em tempos como este, os alunos podem passar a noite toda ou dias ilimitados na biblioteca. Isso pode ter a vantagem de ajudá-los a reter informações, mas provavelmente pode levar ao esgotamento.

Você tem um próximo exame? O estresse do exame atinge você? Isso frequentemente afeta sua nota?

Aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a aliviar o estresse durante os períodos de exames. Apostamos que você não apenas ficará menos estressado, mas também alcançará melhores resultados com essas dicas.

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Crie uma programação e cumpra-a

Criar uma programação ajuda a aliviar o estresse, pois há tempo para estudar, descansar e relaxar. Isso permite que você esteja no seu melhor. Prepare um plano de estudo e metas que sejam mais fáceis de seguir.

Faça pausas regulares e programe atividades divertidas para fazer. Ter uma rotina equilibrada faz com que você se sinta mais revigorado e relaxado na próxima vez que quiser estudar.

Exercício

Com base em pesquisas realizadas pela American Psychological Association, afirma-se que os exercícios aliviam o estresse. Ter uma rotina de exercícios ajudará a acalmar seus nervos e liberar endorfinas que o manterão energizado e motivado.

Uma sessão de estudo depois de uma caminhada tem mais probabilidade de ser frutífera do que uma noite inteira.

Durma o suficiente

A importância do sono não pode ser subestimada. A pesquisa mostra que o sono inadequado leva a um aumento nos níveis de estresse. Se você tem padrões de sono distorcidos, é essencial dormir o suficiente nesta temporada de exames, pois isso ajuda seu cérebro a reter novos conhecimentos.

Uma boa noite de sono diminui o estresse e ajuda na concentração.

Ouvindo música

A música tem um efeito calmante no cérebro, pois ajuda a aliviar o estresse nos exames. Ouvir música desacelera nosso pulso, diminui nossa pressão sanguínea, reduzindo assim nossos níveis de hormônios do estresse.

Embora não possamos excluir o fato de que ouvir música pode distrair os alunos durante o estudo, música clássica e faixas instrumentais são sua melhor opção, pois estimulam o cérebro sem distração. Adicione um pouco de música clássica à sua lista de reprodução e elimine o estresse do exame.

Use afirmações positivas

Citações motivacionais e afirmações positivas têm efeito relaxante na mente. O estudo mostrou que as afirmações positivas podem ajudar a reduzir o estresse do exame, reduzindo os níveis de adrenalina. Da próxima vez que você sentir um aumento nos níveis de estresse, tente algumas destas afirmações positivas:

  • Vou me destacar neste exame.
  • Estou melhorando nos exames.
  • Eu gosto de estudar.

Crie um bom espaço de estudo

É importante construir um espaço de estudo saudável e confortável. Certifique-se de que sua área de estudo seja iluminada, bem ventilada, tenha assentos confortáveis ​​e perto do essencial para um estudo bem-sucedido.

Além disso, certifique-se de que seu espaço de estudo esteja organizado, pois uma mesa desordenada diminui a concentração, sobrecarrega seu cérebro e o impede de pensar direito.

Aplicar técnicas de relaxamento

Elimine o estresse do exame praticando exercícios respiratórios ou meditação. Os exercícios respiratórios ajudam a acalmar os nervos e aumentar o foco e a concentração.

Estudos demonstraram que a respiração profunda reduz os níveis de estresse. Você está ansioso com seus exames? Tudo que você precisa é respirar fundo algumas vezes, ignorar os pensamentos negativos e acreditar em si mesmo!

Aí está – sete maneiras de lidar com o estresse nos exames.